Gestão de carreira

A gestão de carreira é um tema essencial para profissionais e empresas. A retenção de talento é, em 2021, um tema crítico para as organizações, pelo que representa, assim, uma oportunidade para as pessoas.

A carreira profissional

O significado de carreira profissional é, hoje, bem diferente do que era no passado. Na geração x, as pessoas eram mais avessas ao risco, permanecendo na mesma função durante anos. Havia, ainda, muitos empregos “para a vida”. A promoção era um momento único, preparado com muita antecedência. As pessoas tinham, assim, ambições mais moderadas e o mundo era, seguramente, menos competitivo.

Motivações para uma carreira de vendas

Há 20 ou 30 anos, a motivação para se dedicar a uma carreira nas vendas, estava muito ligada à dificuldade de entrada noutras funções, bem como à componente financeira. A expectativa de uma profissão com melhor remuneração do que as “comuns”. Esta noção era, muitas vezes, acompanhada pela ideia, errada, de uma profissão menos especializada do que a maioria das outras. E, sobretudo, sem a obrigação de um horário de escritório.

O mundo mudou

Entretanto, o mundo tem passado por profundas mudanças e hoje temos um universo de profissionais de vendas que desenvolveram sólidas carreiras, com elevados graus de especialização.

As gerações seguintes têm diferentes motivações e ambições. A grande diferença reside, sobretudo, no nível de conhecimento e rapidez na sua aquisição. A quantidade de informação disponível é avassaladora. Porque, com o mundo da internet e pós-transformação digital, temos a informação na palma da nossa mão.

Valores e Propósito

Os profissionais procuram, hoje, organizações com valores com os quais se identifiquem e, sobretudo, que tenham um propósito real. Domínios como a responsabilidade social ou culturas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, assumiram uma relevância que pode determinar a decisão de continuar, ou não, em determinado projecto.

A carreira em vendas

Hoje em dia, um comercial já não é um “vende-tudo” ou vendedor de “banha da cobra”. Um profissional de vendas é, assim, um consultor especializado, com nível de formação e qualificação técnicas, em linha com muitas outras funções altamente especializadas. Finalmente, ser comercial, não é para qualquer um.

Uma carreira em vendas deve ser centrada no cliente. É esse o foco, hoje em dia, dos melhores profissionais de vendas: prestar o melhor serviço e potenciar relações duradouras. A remuneração é naturalmente relevante, variando em função dos resultados.

Um comercial desenvolve inúmeras outras competências, podendo abrir portas a diferentes funções. O contacto com o mercado e o cliente, dão uma visão global de negócio. Leia mais sobre gestão, aqui.

Mas há características que permanecem com o tempo, atravessando gerações. Não é comercial quem quer. Porque um profissional de vendas deve ser um excelente comunicador, tendo gosto pelas relações interpessoais, e, ainda, uma grande resistência à frustração. Cada mês se recomeça do zero. Tem, assim, uma vocação especial.

Mudar de vida

Todos os profissionais querem desenvolver-se. Alguns quererão, mesmo, mudar de carreira. Um número relevante considera experimentar uma função comercial, trabalhando em vendas ou na gestão da relação com clientes. Existe o receio do desconhecido, porque lhes falta a orientação e o aconselhamento necessários. Outros gostariam de evoluir para posições de liderança, gestão de produto ou mais ligadas à gestão da organização.

Porquê a gestão de carreira?

Uma carreira é um percurso, composto, assim, de etapas e decisões. Chegou o momento de sair, por escassez de oportunidades de desenvolvimento na organização? Quero crescer na empresa, mas, devo dar a conhecer o meu plano junto da chefia? O que devo fazer para melhorar a minha remuneração? Ou, finalmente, como mostrar a minha aptidão para liderar uma equipa? A decisão de mudar implica um processo de análise. Quais os skills e formação necessários, que oportunidades de crescimento, e, não menos importante, que riscos e recompensas se apresentam?

Um plano de mudança deve ser preparado e apoiado. Idealmente, acompanhado por quem conheça bem os desafios e motivações do mundo das vendas. Saiba tudo sobre o seu desenvolvimento de carreira, neste link.

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