A relevância do departamento comercial na Era Digital

Vivemos na era digital, na era dos dados. Todos os nossos comportamentos são, assim, registados e monitorizados (só de pensar assusta, concordo). Mas esta informação que damos às “máquinas”, por exemplo quando visitamos repetidamente determinado website da nossa preferência, ou quando fazemos determinado percurso de compra ou até de vida (ex. quantos passos demos, o que comemos…), também estamos a construir uma caracterização nossa que nos pode ajudar no futuro (alguém nos vai propor a compra, aquela promoção fantástica etc).

A importância dos dados

Ter dados de potenciais clientes ou mesmo clientes existentes, é essencial nos negócios, sendo, assim, determinante para uma força de vendas. A informação sobre uma interação no website ou determinados requisitos de compra vai permitir adequar a solução a cada cliente. Assim, a relação do profissional de vendas com o seu cliente nunca foi tão relevante como hoje. O comercial será o garante da adequação da oferta da empresa e constante monitorização da satisfação do cliente. Um survey de satisfação ou um score de NPS (Net Promoter Score) são meros indicadores, ferramentas de gestão. Um pedido gerado no site gera uma alerta no CRM, criando uma acção de contacto. Mas é e será a relação que vai determinar a eficácia da respota, ou melhorar um indice de satisfação ou ainda renovar um contrato com um cliente.

A era digital obriga a força de vendas a ser mais especializada, informada, e assim diferenciadora. Mas a relação entre pessoas continuará a determinar a validade dos dados, da tecnologia.

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