Melhorar performance de vendas

Melhorar performance de vendas em época de feriados

Melhorar vendas em época de feriados, é mais simples do que parece. Primeiro, estes dias podem parecer um período com impacto negativo na performance de vendas. Mas também é um tempo de oportunidade para acelerar a conclusão de negócios pendentes. Permite uma gestão de tempo mais focada no essencial. Finalmente, em época de feriados e ponte, sabemos quem está ausente, bem como quem continua a trabalhar, e provavelmente mais disponível para um contacto. Por último, sabendo que estamos a uma semana do final do mês, devemos ser muito objectivos.

Lembro-me de alguns bons negócios que fiz, precisamente em época “baixa”. O negócio estava no pipeline, havia uma clara análise de necessidades e a negociação estava feita. Só faltava ter o compromisso final. O interlocutor estava mais disponível e apenas perguntei: o que falta para assinar o contrato ainda hoje?

É, ainda, uma excelente ocasião para contactos de customer care – sempre com a experiência do cliente como prioridade.

Deixamos 10 dicas práticas para melhorar a performance de vendas, neste período de feriados:

  1. Ligue aos seus 10 maiores clientes– estão satisfeitos? Podemos vender algo mais? Conhecem o seu novo serviço?
  2. Contacte os prospectos no pipeline “em negociação” desde Janeiro: o que falta para decidirem?
  3. Ligue a todos os clientes com vendas fechadas este ano. Podemos fazer upsell?
  4. Dedique a manhã para contactar todos os pendentes do ano, desde Janeiro.
  5. Contacte os prospectos com os quais, não tenha falado nos últimos 3 meses. O que falta para decidir agora? Dê-lhes algo especial.
  6. Nos dias que faltarem, comece a marcar reuniões para o próximo mês. Desta forma, começa a preparar a agenda.
  7. Não menos importante, lidere a conversa – pergunte o que impede o potencial cliente de decidir hoje? O que lhe falta? Faça perguntas.
  8. Use urgência. Qual o impacto no seu negócio de voltar a adiar decisão? Seja criativo.
  9. E quando pode contactar novamente – defina dia e hora.
  10. Tem uma reunião perto “daquele cliente difícil” de encontrar? Passe a dizer olá e convidar para café.

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