A pandemia de COVID-19 mudou a nossa vida, tendo criado profundas perturbações nas empresas por todo o mundo. Forçou as organizações a passarem por uma transformação digital, a qual teria demorado muito mais, dado que a maioria das empresas a teria evitado por mais alguns anos. Obrigado pandemia.
A transformação digital veio simplificar processos operacionais, adaptando-os às mudanças de comportamento dos clientes. No entanto, esta mudança dentro das empresas não é fácil. Parte da causa, reside na falta de experiência para escolher as ferramentas corretas e formar os colaboradores na sua utilização.
Este novo paradigma digital, só será possível com uma grande transformação no papel dos líderes. Esta inesperada aceleração digital, a qual mudou modelos de negócio, comportamentos de cliente, concorrência e o próprio mercado, veio exigir um novo tipo de liderança – a liderança digital. E a realidade é que, os esforços para liderar a transformação digital, provavelmente não serão eficazes sem a transformação do próprio líder
Mas afinal o que é a liderança digital?
Simplificando, a liderança digital é a capacidade de conduzir uma empresa no processo de transformação digital para que esta possa permanecer competitiva e adaptável no ecossistema digital e social em rápida mudança. O principal papel de um líder digital é orientar a empresa na adopção da mudança digital, pondo a tecnologia ao serviço do cliente, transformando ainda a sua cultura organizacional. Em última análise, é a sua capacidade de centrar a organização e o negócio, no seu cliente.
Muito se tem lido, sobre as competências que um líder deve ter ou adquirir, para liderar uma empresa com sucesso, durante estes tempos de mudança. Mas as que consideramos mais importantes, são:
- Capacidade de Aprender:
Ao ritmo a que assistimos às alterações no Mundo, a adaptabilidade continua a ser a melhor aposta dos líderes no atual cenário dos negócios. A rutura digital tem aumentado, e é imperativo que os líderes compreendam a importância de se destacarem no “jogo” e manter a curva de aprendizagem estável. Os líderes devem aprender novas táticas e comportamentos nos fluxos de trabalho para compreender os processos de negócios e de trabalho no mundo digital de hoje.
- Facilitar a mudança
É um facto que a transformação digital é nova, para todos na empresa, mas certamente não é difícil para todos. A geração com experiência em tecnologia irá adaptar-se mais facilmente a essa mudança, mas os “nativos não digitais” podem achar mais difícil.
O líder deve facilitar essa mudança e garantir que ninguém é deixado para trás. Formar e fornecer os recursos para entender melhor os novos processos de trabalho torna a adaptação mais fácil por todos os colaboradores.
- Ficar por dentro da tecnologia
Para manter os colaboradores motivados a aceitar a transformação digital, é importante que os líderes digitais também estejam à frente nas suas curvas de aprendizagem.
Os líderes digitais devem ter uma compreensão adequada das tecnologias que a empresa usa para analisar os resultados das suas iniciativas.
- Ser inovador
Um líder digital deve estar disposto a experimentar novas técnicas de gestão que se encaixem e funcionem bem no novo ambiente de trabalho.
O paradoxo existe. A colaboração entre pessoas torna-se ainda mais importante. Apesar de, mais do que nunca, a tecnologia ter assumido o controle de tudo, há um fator que nunca deve ser desprezado – a comunicação pessoal. O mundo digital permitiu que ficássemos ligados com as nossas equipas 24 horas por dia, 7 dias por semana, cada pessoa está literalmente a apenas alguns cliques de distância. No entanto, a tecnologia tende a ser impessoal e impede que os seus colaboradores partilhem os problemas ou confusões que enfrentam devido aos avanços tecnológicos. A comunicação pessoal com a equipa ajuda a manter-nos ligados à empresa e a esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento atual. O contexto digital vai determinar parte da sua eficácia.
Colaboração, mais do que nunca
Se a transformação digital ainda não chegou à sua empresa, ela vai chegar, quer goste ou não. No entanto, uma forte estratégia de transformação digital e as competências eficazes de liderança digital podem tornar esta mudança mais fácil para qualquer empresa.
Na Sales Factory, estamos preparados para o ajudar a si e aos seus colaboradores.