Seja consistente na gestão

image-home3

Seja consistente na gestão

Ser consistente, em gestão, é uma linha de orientação essencial, quer interna, quer externamente.

A consistência é um eixo fundamental na comunicação das empresas. Sobretudo para dentro, que é o tema que quero trazer-lhe hoje.

Em primeiro lugar as pessoas devem saber para onde vão: qual a visão, qual o caminho e os objectivos que norteiam a estratégia da empresa. Perceber o porquê das opções estratégicas, compreender o sentido de decisões que as afectem.

Mudança

Concentremo-nos numa situação de mudança. Esta pode ser altamente disruptiva numa organização, pelo deverá ser devidamente fundamentada. Uma reestruturação profunda afetará as pessoas. Assim, estas deverão saber quais são as razões para que aconteça e como as pode afectar ou beneficiar individual e globalmente. Pode ser benéfica, pelo que a natural resistência deve ser gerida com comunicação clara e uma visão transparente do que vai “acontecer a seguir”.

Promessa

Partilhar a visão passará por uma promessa. Uma mensagem que explica o porquê e o como, mas também a forma de garantir o controlo do impacto. Aqui entra a consistência: deve o líder assegurar que a promessa é cumprida. Nada pior do que uma má surpresa associada a um processo de mudança previamente explicado.

Consistência

A consistência deve nortear cada momento na gestão. Não defender algo e implementar o seu contrário. Não definir um caminho hoje e optar por um diferente amanhã.

Vivemos numa época em que as pessoas são, mais do que nunca, os activos fundamentais de uma empresa. Assim, manter os mesmos alinhados e envolvidos, é “meio caminho andado” para uma operação de sucesso.

saiba mais em apoio à sua gestão

Deixe um comentário