Cumprir o objectivo de aumentar vendas este ano, passa por ter uma actividade planeada e, assim, gerida de forma eficaz.
A reunião semanal de vendas tem, aqui, um papel essencial. Os comerciais não podem sair para o terreno sem uma agenda com objectivos claros. Desta forma, devemos ajudar a equipa a analisar a semana anterior e planear a semana que se segue. Dedicar tempo para a actividade telefónica, quer seja de follow-up a negócios em carteira e, ainda, marcar novas reuniões. O comercial terá, depois, uma agenda estruturada que poderá partilhar durante a reunião.
Esta organização evitará, ainda, o desperdício de tempo e de recursos. Quando um comercial tem uma determinada área geográfica, deve evitar andar “sem rumo”, pelo que o plano do dia deve incluir reuniões de acompanhamento, bem como reuniões novas, idealmente num raio geográfico curto, optimizando o tempo e os custos de deslocação.
É igualmente determinante, conhecer o desvio face ao objectivo do mês, caso exista. Assim, ter um plano para assegurar o cumprimento do mesmo. Partilhar sucessos e insucessos com os restantes elementos da equipa de vendas, irá também gerar uma dinâmica especial de motivação e cooperação, para benefício de todos.
Uma vez mais, o líder deve ser o catalisador deste movimento, mas evitar ser o principal condutor da reunião. Esta deve ser um momento de responsabilidade e autonomia, em que o vendedor apresenta o seu plano, para o atingimento das metas propostas.
Saiba mais sobre gestão da equipa de vendas em https://salesfactory.pt/consultoria-em-vendas/