Customer Centric – já definiu o seu plano?

Centrar a empresa no cliente – já definiu o seu plano? Ter uma empresa com uma organização centrada no cliente – customer centric – é o caminho estratégico do futuro. Embora não seja de hoje a importância dada à fidelização do cliente, é actual a visão estratégica dada à mesma, e a sua integração na

Depois do recrutamento. Integrar um novo elemento na equipa de vendas

Depois do recrutamento. Depois do recrutamento, integrar um novo novo elemento na equipa de vendas, é uma etapa de extrema importância. Criar uma boa primeira impressão é absolutamente indispensável em diversos domínios, na vida, como nas empresas. Não há uma segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão. Agora que recrutou, há que passar à fase

O forecast de vendas

Regras para uma boa previsão ou forecast de vendas O forecast, ou previsão de vendas, é um momento essencial para prever a evolução do seu negócio, e para a gestão do nível de receita no seu business plan. Os comerciais, e, na generalidade, as equipas de vendas, são geralmente cautelosos num compromisso para a previsão

Estrutura organizacional e eficiência de gestão

O sucesso das empresas assenta, em grande medida, na eficiência da sua estrutura organizacional e, logo, na eficiência da sua gestão. A estrutura Ter as pessoas certas e alinhadas com os objectivos de negócio, só é possível, se os mesmos forem eficazmente comunicados. É ainda crítica, a alocação dos recursos necessários para atingir a performance esperada.

Recrutamento comercial – parte 2

Como vimos anteriormente, o recrutamento comercial é uma fase fundamental num plano de negócios. Assim, quando temos uma lista de cvs que cumprem os requisitos base, devemos fazer uma seleção inicial, para produzir uma short-list, antes de agendar a entrevista. Screening de candidatos No caso de termos publicado um anúncio, este deve já ser suficientemente

Recrutamento comercial

Recrutamento comercial As pessoas são o maior activo de uma organização, pelo que o recrutamento comercial é uma fase crucial na organização da força de vendas e, naturalmente, no plano de negócios. Quem temos hoje, e de quem precisamos? Em primeiro lugar deve analisar os recursos existentes. Assim, avaliando se tem as pessoas certas para

Aumentar vendas este ano – parte 3

Cumprir o objectivo de aumentar vendas este ano, passa por ter uma actividade planeada e, assim, gerida de forma eficaz. A reunião semanal de vendas tem, aqui, um papel essencial. Os comerciais não podem sair para o terreno sem uma agenda com objectivos claros. Desta forma, devemos ajudar a equipa a analisar a semana anterior

Aumentar vendas este ano – Parte 2

Queremos aumentar vendas este ano. Estando, agora, já em plena actividade, e tendo comunicado os objectivos à equipa, há que ajudar as pessoas a começar de novo. Cada ano, cada mês, começa do zero. Já não contam, assim, as vendas fechadas anteriormente e voltamos à luta, para cumprir objectivos. E, este ano, é de crescimento

Aumentar vendas este ano – parte 1

Quer aumentar as vendas este ano? Comece hoje. Já entrámos no novo ano e, apesar de estarmos ainda em época algo “tranquila”, é tempo de fazer com que a equipa saia da linha de partida. A maior parte dos clientes está de regresso e há números para cumprir. Liderar a força de vendas assenta, sobretudo,