Depois do recrutamento. Integrar um novo elemento na equipa de vendas

Processo de customer-journey

Depois do recrutamento.

Depois do recrutamento, integrar um novo novo elemento na equipa de vendas, é uma etapa de extrema importância. Criar uma boa primeira impressão é absolutamente indispensável em diversos domínios, na vida, como nas empresas. Não há uma segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão.
Agora que recrutou, há que passar à fase mais importante: integrar a pessoa. O candidato selecionado percorreu um caminho para “vender” a sua experiência e ser escolhido. Mas também “comprou” a imagem da empresa. É um cliente interno e, assim, fundamental.

A Integração

Após o processo de recrutamento, há que planear bem o acolhimento de novos elementos da equipa comercial (e de todas as equipas…).
Temos a componente mais administrativa, como contratos, meios de comunicação, ferramentas de trabalho, etc. Assim, existe uma check-list para que nada falhe? Quem garante que têm o contrato de trabalho pronto, mas também os cartões de visita, telefone, tablet, entre outros? Foi configurada a conta de email?
Depois é essencial ter um bom plano de integração e formação. Quem gere o processo e garante um bom acompanhamento?

Participação da equipa

O plano de formação deve prever a componente técnica, de conhecimento de produtos, mas também tudo o que tiver a ver com a história e a cultura da empresa. Assim, o envolvimento das chefias por departamento, irá dar um contributo mais rico e acrescentar valor ao processo: a formação é um investimento que irá gerar retorno, por isso deve ser bem estruturada. A participação de colegas, por exemplo mais seniores, é uma garantia de transmissão de valores. É ainda, e acima de tudo um bom mecanismo de reconhecimento dos próprios.
Deixamos 12 regras indispensáveis para um bom acolhimento e, sobretudo, uma boa integração de novos elementos:

1. Nomear um responsável pelo processo
2. Ter uma check-list: ferramentas de trabalho, instrumentos, procedimentos
3. Definir agenda clara e calendário: cada momento deve ser bem planeado
4. Ser criterioso na escolha dos envolvidos: um comercial mais sénior? Diretores?
5. Reunir com todos os envolvidos, antes do início do processo
6. Avaliar processos anteriores e equacionar melhorias
7. Mapear a empresa: apresentar o negócio, a visão, a cultura, os valores e a história
8. Definir momentos de interação e feedback
9. Ter ferramentas de apoio: manual de procedimentos? Agenda da formação?
10. Comunicar objectivos
11. Deixar tempo para avaliar resultados
12. Definir uma data de acompanhamento posterior e avaliar evolução

Acima de tudo, após ter recrutado a pessoa certa, devemos causar uma excelente impressão e, finalmente, comunicar eficazmente para reter os melhores talentos!

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