Recrutamento comercial
As pessoas são o maior activo de uma organização, pelo que o recrutamento comercial é uma fase crucial na organização da força de vendas e, naturalmente, no plano de negócios.
Quem temos hoje, e de quem precisamos?
Em primeiro lugar deve analisar os recursos existentes. Assim, avaliando se tem as pessoas certas para executar o plano, será também uma oportunidade para reconhecer elementos da equipa, dando-lhes novas oportunidades de carreira.
Depois de estruturada a organização da força de vendas: geográfica, por indústria ou por cliente, por exemplo, e detectando necessidades de recrutamento, deve ser definido o perfil desejado, bem como as condições a propor.
Criar descrições de função, pacotes de remuneração, planos de integração e elementos que ajudem a vender o projecto, tentando atrair os melhores, será, assim, uma etapa fundamental.
As fontes de recrutamento
A próxima fase do processo respeita às fontes de recrutamento. Estas dependerão, também, da urgência com que pretende fechar o processo. Assim, caso tenha algum tempo, será de grande valor fazer uma boa pesquisa na concorrência. Terá, assim, acesso a potenciais candidatos prontos a actuar. O desafio será encontrar profissionais que equacionam mudar ou mesmo dispostos a ouvir.
Depois tem, naturalmente, várias agências prestigiadas e especializadas na matéria. Existem ainda vários sites de emprego, além das redes sociais. O linkedin pode ser um ponto de partida. Pode começar com um anúncio gratuito, embora com a desvantagem de provavelmente receber uma grande quantidade de cv’s, podendo os mesmos não ser exatamente orientados para o seu objectivo.
O processo
Fazer um screening inicial de candidatos, ajudará a gerir o tempo e a selecionar os melhores perfis para uma primeira entrevista. Assim, uma primeira abordagem telefónica, tentando responder a questões base, ajudará a agendar melhores entrevistas.
Depois, no dia das entrevistas, deve dar tempo para preparação e ter horas definidas no seu dia. Desta forma, guardando tempo de intervalo entre entrevistas, será mais produtivo. Poderá rever notas e preparar a próxima conversa. Será, assim, mais fácil produzir a sua short-list da próxima fase.
Voltaremos ao tema nos próximos dias, para falar da selecção e conclusão do processo.
Saiba mais sobre equipas de vendas em https://salesfactory.pt/consultoria-em-vendas/