No passado, o outsourcing das equipas de vendas, não era considerado uma opção na estratégia da empresa. Os empresários consideravam que as suas equipas tinham de “saber vender”, enquanto competência essencial para toda a estratégia comercial. Tinham a convicção de que abdicar do controlo de uma componente do processo de vendas, contratando esse serviço a uma entidade externa – em outsourcing de vendas – podia ser prejudicial. Especialmente quando os diretores comerciais têm objetivos de performance, pelo que o controlo é factor crítico.
Além disso, os líderes empresariais estavam apreensivos com águas desconhecidas. Assim, geralmente, não confiavam num consultor externo ou noutra empresa – uma equipa de vendas externa – para representar os seus valores, e a sua marca. Essas empresas tradicionais sentiam que precisavam de ter o controlo total sobre a experiência do cliente. Portanto, a execução geral das vendas é prejudicada por essas restrições, bem como pela falta de experiência em produtos dentro da unidade de vendas da empresa.
O que mudou
Hoje, já não é assim. Por um lado, as empresas estão mais conscientes das inúmeras vantagens operacionais e comerciais que o outsourcing traz. É verdade que a tecnologia dá, aos clientes de hoje, acesso claro e rápido à informação de que precisam. Os especialistas em vendas são, ainda assim, mais necessários do que nunca: a relação com o cliente passou a estar no centro. Por outro lado, uma equipa de vendas em regime de outsourcing oferece o toque humano que um sistema automatizado ou de atendimento telefónico não pode oferecer.
Num momento em que velocidade e foco são essenciais, o outsourcing de vendas é uma maneira comprovada de as empresas aumentarem as suas receitas de maneira rápida e eficaz, mitigando riscos operacionais. Traz novas formas para aumentar a geração de leads, melhores taxas de conversão e ciclos de vendas mais curtos.
Novas oportunidades
O outsourcing das equipas de vendas permite que as empresas aproveitem oportunidades inexploradas, alavancando vendedores qualificados e outros especialistas. Trabalhar com parceiros e com uma visão nova, valoriza as equipas internas, permitindo uma complementaridade, em conjunto com as últimas tendências de negócio. Temos como exemplos a adopção de novas tecnologias, o aumento das medidas de cibersegurança, o uso de novos modelos de negócio, maior eficiência de custos, entre outros. O desenvolvimento de estratégias de transformação de negócio de médio e longo prazo, em parceria com empresas que, afinal, compartilham os mesmos valores, pode ser a alavanca decisiva para o crescimento.
Na Sales Factory defendemos que hoje, o outsourcing passa, também, um co-sourcing – é a complementaridade de competências que potencia a criação de valor. A equipa interna ganha experiência com especialistas externos – pode entrar num novo mercado com um consultor externo, consolidando produto maduro com a equipa de sempre.
Temos experiência e profissionais que podem esclarecer dúvidas ou inseguranças sobre a aposta em outsourcing. Saiba mais aqui e contacte-nos, sem compromisso.