A importância da reunião de equipa
A reunião de equipa é um momento de extrema importância na dinâmica e interação de grupo. Deve ser marcada pela partilha de informação entre colegas. Deve, também, envolver a gestão ou liderança de vendas. Convém, contudo, lembrar-nos de que nem todas as reuniões devem seguir a mesma estrutura, porque há momentos adequados a determinadas mensagens.
No caso das equipas de vendas, a reunião semanal é um momento fundamental para um “ponto de situação”. Discutir como decorreu a semana, que vendas e desafios temos, e, qual o plano para a semana seguinte.
Finalmente, a actividade está organizada e definidas as prioridades? Há dificuldades comuns entre colegas? Partilhemos sucesso: aquela venda “grande”, porque queremos celebrar com a garrafa de champagne!
Por outro lado, há a reunião mensal: é um momento de gestão. Partilhar os números e eventuais desvios face ao objectivo. Falar no pipeline para o novo mês: é animador? Agora os contadores estão novamente a zero! Por último, esta informação é fundamental para o director de vendas, por exemplo, poder reportar mais “acima”.
Agenda da reunião
Entretanto, a reunião de vendas não deve ser um monólogo. Por isso, o líder da reunião (por ex. o chefe de vendas), deve pedir contributos de todos. Cada participante deve ter pontos a discutir, e depois, ser definido um plano para as acções necessárias. É essencial alguém fazer este registo e, finalmente, partilhar entre todos. Idealmente, esta tarefa vai passar por cada pessoa, em rotação semanal. Por último, o follow-up será o ponto mais importante: fazer acontecer.
O negócio da empresa é comum à equipa, sendo que, neste sentido, todos têm responsabilidade. Todos devem contribuir para a reunião e executar as acções acordadas.
9 dicas para uma boa reunião de vendas
- Ter um dia e hora definido – “religiosamente” pontual;
- Usar tecnologia – participantes remotos ou em viagem podem sempre participar, por exemplo via zoom, webex, skype ou outro ;
- Definir quem faz a agenda e toma “notas”;
- Ser muito objectivo;
- Partilhar informação relevante;
- Celebrar sucesso;
- Dizer a verdade: maus números devem ser discutidos e analisados;
- Deixar avaliações pessoais para reuniões mano-a-mano;
- Definir um plano;
Não deixe de saber mais sobre liderança de equipas de vendas, em https://salesfactory.pt/consultoria-em-vendas/