Porquê contratar consultoria externa

Porquê contratar consultoria externa? Ninguém conhece o seu negócio como quem o gere. O dia-a-dia da empresa, os seus activos, recursos, mercado, ambiente competitivo, clima organizacional, cultura e valores. E, acima de tudo, as suas pessoas.

Porquê contratar um profissional externo?

Uma empresa é um gigantesco puzzle onde todas as peças se deverão encaixar – embora não de forma estática. Assim, a mesma exige uma observação e adaptação constantes. O gestor conhece as peças do seu puzzle como ninguém, mas não pode, nem deve saber tudo. Poder dispor de uma visão “fora da caixa”, que traga uma abordagem nova, baseada em experiência, poderá seguramente contribuir para a criação de valor na sua organização.

Nenhum gestor domina todas as áreas de competência. Não sabemos tudo e devemos recorrer a especialistas por área específicas. Vivemos na era digital, com novos desafios a cada dia, quer ao nível do marketing e vendas, quer ao nível da gestão e operações.

O consultor

Recorrer a um consultor externo não é um sinal de desespero ou “fraqueza” – é, pelo contrário, a demonstração de uma visão clara e de conjunto do seu negócio. O consultor deverá ser um profissional com experiência prática, na gestão de negócios em diferentes contextos competitivos. Desta forma, deverá trazer um contributo decisivo na observação de práticas de gestão e de negócio, e, logo, no diagnóstico de desvios face ao plano estratégico da organização. Serão estes verificados a nível mais global ou mesmo departamental, propondo um plano de acções tácticas / correctivas.

Apoio a uma pequena empresa

Uma empresa de menor dimensão, poderia, à partida, considerar o recurso a uma empresa de consultoria como um investimento incomportável. Verificará, rapidamente, que o investimento é diminuto face ao retorno alcançado. O apoio à sua gestão irá-se revelar decisivo, e com um risco controlado pela indexação a resultados. Será, desde logo claro, numa consultora com uma visão pragmática e que não cobrará “consumo de horas”, mas antes estará disposta a remunerar-se também em função de resultados, partilhando e reduzindo o risco. Desta forma, empresa terá acesso a diferentes praticas de gestão, as quais poderá não conhecer ou utilizar actualmente, alargando assim as suas competências e aumentando a sua capacidade competitiva.

Um gestor com esta visão vai gerar novas oportunidades de crescimento para o seu negócio: rever a sua organização, pessoas e processos, encontrando mais eficiência, irá desta forma, beneficiar a sua margem de contribuição.

Quando contratar

Imaginemos uma empresa que não cresce como seria expectável num mercado dinâmico. O seu consultor vai ser um parceiro estratégico para encontrar respostas e fundamentar decisões – algumas difíceis ou estratégicas. Irá, assim, ser mais um elemento da equipa, trabalhando em proximidade, com uma visão isenta e sem “vícios” e conhecendo a fundo todos os processos de trabalho, para depois produzir recomendações de acção.

Sinergia

Esta parceria irá, assim, gerar uma sinergia crescente, permitindo estabelecer prioridades no investimento. Também no marketing e vendas, redefinição da estratégia e execução de acções táticas. Finalmente, ao nível das pessoas, detectando necessidades de coaching e formação que irão ajudar a reter os melhores talentos.

Apoio na definição da estratégia

Decisões estratégicas de negócio, reestruturação, diagnosticar processos e reduzir custos, internacionalizar ou crescer por via de uma aquisição. Estes são também exemplos, nos quais o apoio da consultoria empresarial externa se revela imprescindível para a redução do risco na tomada de decisão. A consultoria empresarial vai, assim, seguramente ajudar a encontrar o caminho certo.

saiba como o podemos ajudar em https://salesfactory.pt/consultoria-em-gestao/

Deixe um comentário